Adolescentes realizam Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

No mês de outubro, adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina (Casem), unidade administrada pela Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) por meio da Fundação Renascer, realizaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O exame é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC) e é uma prova destinada às pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio dentro da idade adequada, obedecendo requisito básico, estabelecido pela legislação em vigor, sendo composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação.

As provas foram aplicadas na sala de aula da unidade no período da manhã e tarde e contemplou adolescentes que estão matriculados no ensino fundamental e médio. Segundo o coordenador do projeto, Gilvan Rosa, as turmas foram divididas de acordo com o nível de escolaridade dos adolescentes.

“No primeiro dia, a aplicação ocorreu para os adolescentes que estão no ensino fundamental e no dia seguinte, para os adolescentes do ensino médio. Vale lembrar que os adolescentes passaram por um período de preparação com revisões e simulados, cumprindo com o que é proposto pelo projeto”, afirmou o coordenador.

Última atualização: 10 de novembro de 2022 11:47.

Pular para o conteúdo