O esporte se torna uma ferramenta de inclusão social para os jovens da Casem
A Comunidade de Atendimento Socioeducativa Masculina (Casem), administrada pela Fundação Renascer, em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Juventude (SEMJUV), do município de Nossa Senhora do Socorro, deu início a um torneio de futsal com o intuito de promover a reintegração social de jovens em atendimento socioeducativo. A cerimônia de abertura, realizada nesta quarta-feira (08), deu o pontapé inicial para uma série de atividades que se estenderão até o dia 25 de novembro.
A programação do torneio, busca incentivar valores como a disciplina, o respeito, a solidariedade e o trabalho em equipe entre os socioeducandos. Os organizadores destacam que o futsal foi escolhido por ser uma modalidade que favorece o condicionamento físico, a agilidade e a concentração, habilidades essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.
“Essa iniciativa é mais do que uma competição; é um projeto de vida para esses jovens e neste mês de novembro estamos com uma programação em alusão aos cinco anos de aniversário da unidade”, afirma o diretor da Casem, Rodrigo Oliveira. “Estamos oferecendo uma alternativa saudável e construtiva para que eles possam escrever um novo capítulo em suas histórias”,completa.
A colaboração entre a fundação e o órgão municipal ressalta a importância da integração de políticas públicas para a eficácia de ações socioeducativas. Segundo a diretora de juventude, Tuane Costa, o esporte é um mecanismo de promoção de inclusão entre os jovens. “ Além dos momentos de lazer e competição,o evento traz um fortalecimento dos laços entre os socioeducandos, já que o jogo está sendo desenvolvido em equipe”, pontuou.