Adolescentes acolhidos pela Fundação Renascer participam de atividades alusivas ao mês da Consciência Negra

No mês alusivo à Consciência Negra, o Governo do Estado de Sergipe, através da Casa São Francisco de Assis (CASE / Semiliberdade), oferta atividades aos socioeducandos.  Atividades culturais e históricas as quais envolvem, por exemplo, a representatividade de Zumbi dos Palmares. A primeira rodada de ações ocorreu no Museu Afro, no município sergipano de Laranjeiras, onde contou com a participação do Professor e Mestre de capoeira, Elias Santos. Os adolescentes acolhidos pela Fundação Renascer foram recebidos ainda por grupos folclóricos e de capoeira da cidade.

Paralelo à perspectiva de difundir as manifestações culturais criada pelos povos negros, Elias garantiu que o objetivo desta atividade também foi promover a integração dos adolescentes junto à história brasileira. “Nosso foco principal é utilizar a capoeira como ferramenta capaz de despertar no praticante o espirito critico enquanto cidadão de direito e em plena formação, bem como despertar nos adolescentes a valorização dos seus próprios corpos, buscando minimizar o uso de substâncias nocivas ao seu desenvolvimento”, disse.

Compartilhando com a linha funcional do docente, o presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira, enalteceu as ações constantemente realizadas pelo Estado em busca de ofertar oportunidades aos adolescentes. Através do conhecimento , bem como da aplicação de cultura, esporte e lazer aos socioeducandos, a meta é preparar em definitivo todos os adolescentes que hoje compõem o sistema socioeducativo do Estado de Sergipe.

“A presença dessas práticas nas unidades tem o espirito de alavancar a paz, como também as ferramentas inclusivas da educação valorizando o respeito e a cultura da paz. Respeitando as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente, e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, juntos, estamos contribuindo diariamente para o progresso das medidas realizadas em Sergipe. Educação, esporte e cultura formam hoje a base da Fundação Renascer no Dia-a-Dia dos adolescentes”, disse.

Última atualização: 9 de novembro de 2018 10:42.

Pular para o conteúdo