Fundação Renascer apresenta panorama da socioeducação em Sergipe em evento nacional

Programa Jovem Aprendiz ganhou destaque na primeira reunião do Fonacriad, que reuniu 24 estados em Brasília

A Fundação Renascer apresentou nacionalmente o panorama das unidades socioeducativas em Sergipe, durante a 1ª Reunião Técnica de 2022 do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Fonacriad. O evento aconteceu entre os dias 23 e 25 de março, em Brasília-DF, e contou com a participação de 24 estados do Brasil.

Representando a Fundação Renascer no Fórum, o diretor operacional Antônio Carlos Viana apresentou o Modelo de Segurança do Sistema Socioeducativo em Sergipe. “Foram apresentadas as ações de segurança do estado, que tem como foco de atuação a Pedagogia da Presença. Esta metodologia proporcionou resultados bastante positivos para Sergipe. Além disso, foram abordados também os resultados do Programa Jovem Aprendiz”, salientou o diretor.

O Programa Jovem Aprendiz para socioeducandos ganhou destaque durante o evento. O curso de aprendizagem profissional é desenvolvido desde 2020, através de parceria entre a Fundação Renascer, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). Entre os jovens participantes do programa em Sergipe, 59,5% cumprem medidas socioeducativas em internação, 7,5% em semiliberdade, e 33% dos adolescentes são egressos da Fundação Renascer.

Outros pontos apresentados no evento foram o esvaziamento das unidades, com o total de 68% de ocupação; o fim da cultura da violência; a implantação da Escola do SINASE, com ações voltadas para a capacitação continuada dos servidores e para a rede estadual do Sistema Socioeducativo; os processos seletivos para formação de equipes técnica e de segurança; a implantação do Núcleo de Justiça Restaurativa, em parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE); entre outros.

O Fonacriad é um espaço de debates sobre desafios e soluções ligadas à gestão e execução de medidas socioeducativas em todo o Brasil.

Última atualização: 31 de março de 2022 13:55.

Pular para o conteúdo