Fundação Renascer celebra quatro anos de atividades da Casem

No último dia 29, a Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina (Casem), unidade administrada pela Fundação Renascer, vinculada à Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias), celebrou quatro anos de atividades. Inaugurada em 2018, a unidade modelo em socioeducação do país acolhe 76 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Durante o evento, diversas apresentações teatrais foram realizadas por adolescentes da Casem e socioeducandas da Unidade Feminina (Unifem), além de apresentação de luta olímpica, grupo Pé-de-Serra Galdino, grupo 100% Fundo de Quintal, e apresentação da oficina de percussão com adolescentes da unidade.

A secretária de Estado da Inclusão e Assistência Social, Lucivanda Nunes, esteve presente no evento e destacou o avanço estabelecido na socioeducação do Estado de Sergipe. “Com muita felicidade eu celebro esses quatro anos da Casem e da nova história da socioeducação em Sergipe. Parabenizado o Dr. Wellington Mangueira e a toda equipe que tem feito um ótimo trabalho na socioeducação do Estado, em parceria com a nossa secretaria”, pontuou.

Para o adolescente que interpretou o protagonista da peça inspirada no poema de Castro Alves, Navio Negreiro, K.F, de 17 anos, o momento é de muita alegria e descontração.“Gostaria de enfatizar a todos os mestres e orientadores dessa unidade que esse momento é de muita alegria. Fazer parte dessa peça neste dia tão especial é uma honra para mim. Agradeço ao professor de teatro por me ajudar a despertar esse talento que hoje eu encontrei graças à minha dedicação ao teatro”, afirmou o jovem.

Nos espaços da unidade, os adolescentes participam diariamente de atividades de capoeira, oficina de teatro, música, artesanato e atividades esportivas, além de participarem de cursos de capacitação que ocorrem na entidade. Segundo o diretor da unidade, Rodrigo Oliveira, a educação é o meio para construção de um futuro melhor. “Sou grato por cada passo trilhado e resultado alcançado na socioeducação do Estado de Sergipe. Nosso foco na unidade está dividido em três pilares (Educação, cursos e Capacitação). A evolução desses jovens é prova de um trabalho realizado e dever cumprido”, disse o diretor da unidade.

Evolução na Socioeducação

A Casem conta com salas de aula de informática e oficinas, auditório, centro ecumênico, quadra poliesportiva e anexos, oito casas destinadas ao alojamento dos adolescentes, refeitórios climatizados, área de convivência para visitas e enfermaria. Desde a sua abertura, os avanços e as atividades ocorridas na unidade são destaques no Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad), como destaca o presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira.

“Nesse momento de esforço coletivo, todos nós que fazemos parte da Fundação Renascer agradecemos e celebramos esses quatro anos de muito trabalho com amor que dedicamos a esse espaço e a todos que fazem parte dele. É um processo longo, mas gratificante para nós que estamos sempre trabalhando em prol da socioeducação. Sempre participamos do Fonacriad e levamos nossos dados para apresentação e todo ano somos parabenizados pelos resultados”, celebrou.

Última atualização: 5 de dezembro de 2022 10:52.