A ação ocorreu na Comunidade de Atendimento Socioeducativa de Semiliberdade – Case I
Com o objetivo de promover a prática do esporte para os jovens socioeducandos, a Comunidade de Atendimento Socioeducativa de Semiliberdade São Francisco de Assis – Case I), administrada pela Fundação Renascer, inaugurou a Quadra Poliesportiva Elias Santos Santos Silvino. A cerimônia ocorreu na manhã desta sexta-feira (10).
Além da área esportiva, a unidade dispõe de atividades pedagógicas e diversas oficinas que despertam o saber dos socioeducandos, como afirma o socioeducando E. S., de 18 anos. “Aqui na unidade, consigo me capacitar e aprender por meio dos cursos e oficinas que são administradas para nós. Só tenho a dizer que tudo isso irá me ajudar a construir um futuro melhor”, disse o adolescente.
“Esta é mais uma atividade implantada para os socioeducandos e que será adicionada à rotina de atividades dos jovens”, disse a coordenadora técnica da CASE I, Carla Vanessa. Os socioeducandos participam semanalmente de oficina de percussão, projetos culturais e musicais, atividade de assistência religiosa, roda de conversa e oficina de horta orgânica.
De acordo com o presidente da Renascer, Samuel Alves, a educação, o esporte, a cultura e o lazer são pilares que estão presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Irei trabalhar em prol da ressocialização dos jovens da entidade, com capacitação e implementação para o mercado de trabalho, para quando eles retornarem ao convívio social, serem bem recepcionados com trabalho digno”, enfatizou.
Presente no evento, a promotora de Justiça da Infância e Adolescência do Ministério Público de Sergipe, Maria Lilian Mendes Carvalho, disse o momento reflete o compromisso com a socioeducação em Sergipe. “A prática esportiva e todas as atividades pedagógicas e educativas são de suma importância para os jovens socioeducandos da Renascer. A unidade está de parabéns por implementar mais atividade na rotina dos jovens”, pontuou.
A cerimônia contou ainda com as presenças da diretora da Biblioteca Pública Epifânio Dória, Jociane Maria, a representante da 17ª Vara Cível Privativa da Infância e da Juventude de Aracaju, Marcelo Garcez, servidores da entidade e familiares dos socioeducandos.