Realizada pelo Núcleo Estadual da Escola do Sinase, capacitação terá seis encontros virtuais nas próximas terças-feiras
O Núcleo Estadual da Escola do Sinase (NEES/Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), vinculado à Fundação Renascer, iniciou a terceira turma do Curso de Formação em Medidas Socioeducativas de Meio Aberto. Com o tema “Adolescência e Juventude: questões contemporâneas”, o primeiro módulo aconteceu na última terça-feira (11), com a participação de 38 técnicos dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em 18 municípios sergipanos. Ao todo, a capacitação contará com seis encontros virtuais, através da plataforma Zoom, nas próximas terças-feiras.
A capacitação tem o objetivo de gerar reflexões e análises para operadores do sistema socioeducativo, além de possibilitar novas formas de atuação e acompanhamento dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, a partir de abordagens qualificadas, como explica a coordenadora estadual do Sinase, Vanessa Horácio. “O objeto central é a promoção do conhecimento, aprofundamento e reflexão crítica sobre a realidade da execução das medidas socioeducativas em que estão inseridos, bem como oferecer novos mecanismos de intervenção na prática cotidiana de cada um”, afirmou Vanessa.
Uma das facilitadoras da capacitação foi a assistente social Lylyan Brito, técnica de referência da Escola do Sinase. Em sua apresentação, a técnica destacou a importância da reflexão sobre a adolescência em um sentido social abrangente, abarcando a realidade em que vive o adolescente e suas vivências familiar e comunitária. “É preciso levar em consideração a história de vida, criação de vínculos, possibilidades, oportunidades, características pessoais, individuais e relacionais, as questões de classe social, gênero, etnia, cultura, momento histórico e particulares da história de cada um”, disse Lylyan.
A ação contemplou 38 profissionais que executam atividades no âmbito das medidas socioeducativas em meio aberto nos Creas de 18 municípios sergipanos. São eles: Divina Pastora; Umbaúba; São Francisco; Barra dos Coqueiros; Nossa senhora de Lourdes; Laranjeiras; Poço Redondo; Tobias Barreto; Ribeirópolis; Simão Dias; São Cristóvão; Japaratuba; Nossa Senhora da Glória; Malhador; Canhoba; e Campo do Brito.
Com mais cinco encontros virtuais, nas próximas terças-feiras, os temas dos módulos serão: Medidas Socioeducativas em meio aberto (Módulo II); Medidas socioeducativas em meio fechado (Módulo III); Projeto Político Pedagógico – PPP (Módulo IV); Cartilha e agenda do adolescente (Módulo V); e Plano Individual de Atendimento –PIA (Módulo VI). Os profissionais receberão certificado da capacitação com carga horária de 16 horas, sendo 12 h de aulas online e 4 h de atividades.