Primeiro encontro teve como tema “Direitos Humanos” e reuniu virtualmente 89 participantes
O Núcleo Estadual da Escola do Sinase (NEES/Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) da Fundação Renascer iniciou o Curso de Formação Continuada em Segurança Socioeducativa, na última quarta-feira (28). O primeiro encontro teve como tema “Direitos Humanos” e contou com a participação do presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira, e da coordenadora da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Iracy Mangueira, além de 89 participantes. O segundo encontro acontecerá na próxima quarta-feira, 04 de agosto, através da plataforma Zoom, e abordará o tema “Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA”.
Para o presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira, a segurança é um dos elementos mais desafiadores em ambientes de privação de liberdade e enfatiza que a garantia de Direitos Humanos passa por desafios diários. “Alguns desafios que devemos abraçar cotidianamente estão voltados para implementação de medidas eficientes, que alcancem a efetivação dos Direitos Humanos. Outros pontos importantes são: manter a memória viva da violação dos Direitos Humanos; vencer o capitalismo; e, por fim, ir do individualismo para a solidariedade”, defendeu.
Participando da capacitação, a funcionária da Renascer Marileide Lima é auxiliar do Núcleo Estadual da Escola do Sinase e conta que a iniciativa gera aprendizado e experiência. “É muito importante estarmos em constante reciclagem, aprendendo, buscando conhecimentos na prática. Em um sistema que é tão discriminado, devemos trabalhar para que não haja barreiras entre seguranças e técnicos. Por isso é tão importante haver essas formações e trocas de experiências. Nós, enquanto funcionários, só temos a ganhar”, afirmou Marileide.
A coordenadora da Infância e Juventude (CIJ) do TJ/SE, Iracy Mangueira, avalia que a ação continuada para os agentes socioeducativos, sobretudo em Direitos Humanos, é fundamental para o aprimoramento do atendimento socioeducativo em meio fechado. “A Fundação Renascer está de parabéns por essa iniciativa, por essa ação formativa e, sobretudo, por ser uma ação continuada. A Coordenadoria da Infância agradece o convite e se coloca à disposição para futuras capacitações, discussões e o que for necessário para um atendimento cada vez mais de qualidade”.
O Curso de Formação Continuada em Segurança Socioeducativa acontecerá em todas as quartas-feiras, contabilizando 21 encontros. O Núcleo Estadual da Escola do Sinase dispõe de um suporte de atendimento por onde os inscritos recebem todo o material abordado durante o curso e podem ainda encaminhar dúvidas. Para maiores informações, o NEES disponibiliza o e-mail: suporte.escolasinase@gmail.com.