Capacitação abordou técnicas de proteção sem agressão e contemplou 40 colaboradores

Durante as últimas três semanas, colaboradores e funcionários da Fundação Renascer participaram de um Curso de Defesa Pessoal, promovido pelo Núcleo Estadual da Escola do Sinase (NEES/Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo). Ao todo, 40 colaboradores do sistema socioeducativo participaram da atividade, realizada de 31 de janeiro até esta sexta-feira (18).
As aulas de Defesa Pessoal ocorreram na Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol). Ao término de cada turma, os alunos ainda participaram de um sorteio. Com carga horária de 8 horas, a capacitação representou o quinto módulo do Curso de Formação Continuada em Segurança Socioeducativa, que desde 2021 vem sendo desenvolvido com diversos temas para colaboradores do órgão.

A capacitação abordou a utilização de movimentos de proteção sem o uso de agressão, de acordo com o facilitador e professor do curso de Defesa Pessoal, Mateus Santos. “Todas as manobras repassadas durante o treinamento do curso são apenas formas de defesa para agir diante de alguma situação. O principal objetivo é saber se defender em caso de conflito, mas sem agredir o outro. Queria agradecer também a todos os parceiros que disponibilizaram um brinde para ser sorteado ao término de cada turma”, disse o professor.
Uma das participantes do curso foi Carla Vanessa, coordenadora técnica da unidade de semiliberdade Comunidade de Atendimento Socioeducativo São Francisco de Assis (CASE 1). Para ela, a capacitação trouxe conhecimentos que poderão ser aplicados na vida pessoal, para além do trabalho. “Sou adepta ao esporte e agora aprendi essa nova modalidade, que posso inclusive aplicar no meu dia a dia, caso tenha necessidade. Essa capacitação superou minhas perspectivas”, afirmou.

Melhorar a atuação dos servidores do sistema socioeducativo foi o objetivo principal do curso, como explica a coordenadora do núcleo estadual da Escola do Sinase, Vanessa Horácio. “O curso de Defesa Pessoal foi ofertado para desenvolver formas mais qualificadas de atuação dos servidores, na perspectiva de que o funcionário consiga executar uma proteção de forma que não venha a agredir e nem machucar ninguém”, enfatizou a coordenadora.
Curso de Formação Continuada

Ao longo dos módulos do Curso de Formação Continuada em Segurança Socioeducativa foram também abordados os temas: Direitos Humanos, ECA e Sinase; Papel dos atores na Comunidade Socioeducativa; Rotinas das Unidades; Rotinas de Segurança (padronização dos procedimentos); Segurança Preventiva; Gerenciamento de Crise; Pedagogia da Presença; Práticas Restaurativas; Defesa Pessoal; Equipamento de Proteção Individual – EPI; e, Noções básicas de Primeiros Socorros, Prevenção e combate a incêndio.