A capacitação abre Portas para Inclusão Social e Profissional
Na manhã desta quarta-feira, 08, a Fundação Renascer realizou a cerimônia de entrega de certificados do projeto Reciclatec. Em parceria com a Biblioteca Pública Epiphânio Dória, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público de Sergipe (MP/SE), a iniciativa busca proporcionar inclusão digital e capacitação a jovens de 14 a 21 anos em situação de vulnerabilidade social, conforme estabelecido pelo artigo 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Com uma carga horária de 80 horas, o curso teve início em setembro nas cinco unidades socioeducativas da Fundação Renascer, estendendo-se por 3 meses. Abrangendo temas como informática básica, manutenção de computadores, letramento, meio ambiente e princípios fundamentais de ética e cidadania, a formação visa preparar os participantes para uma reintegração eficaz na sociedade.
A diretora da Biblioteca Pública Epiphânio Dória, Juciene Maria, destacou o propósito do Reciclatec em proporcionar aprendizado aos jovens da socioeducação, capacitando-os para uma reintegração significativa. “O curso irá ajudar esses jovens a desenvolverem um trabalho que lhes proporcione uma oportunidade no mercado de trabalho”, afirmou.
A coordenadora pedagógica da Fundação Renascer, Alessandra Monteiro, expressou sua alegria pelo impacto positivo do curso na socioeducação. “O curso tem carga horária de 80 horas, onde os adolescentes são certificados e, por meio deste, terão a oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho. A iniciativa representa um passo significativo na busca por oportunidades e desenvolvimento para os jovens em situação de vulnerabilidade social”, pontuou.