Fundação Renascer promove testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, para socioeducandos

A ação ocorreu no posto de saúde da unidade e contou com a participação de oito adolescentes

Na manhã de sexta-feira, 12, a Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Internação Provisória Masculina (CASEIP), administrada pela Fundação Renascer e vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), conduziu uma sessão de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, contou com a participação de oito adolescentes.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Esta ação faz parte de uma política da Fundação Renascer para detecção de doenças e diagnósticos. A Enfermeira Eleonora Bastos, responsável técnica de saúde da Fundação Renascer, enfatiza a importância dessa iniciativa.

“Realizar a testagem é fundamental para o diagnóstico de doenças. Caso haja algum resultado positivo, o adolescente é encaminhado ao CTA / Aracaju onde realiza avaliação com especialista. Que solicita sorologias específicas para conduta e tratamento”, explica Bastos.

A iniciativa reforça o compromisso da Fundação Renascer em proteger e melhorar a saúde dos adolescentes, proporcionando-lhes uma chance melhor de recuperação e reintegração na sociedade. Para o jovem A.B, de 14 anos, que participou da testagem, ressalta que essa é uma forma de saber se possui algum tipo de doença e tratar de forma eficaz. “Essa é a primeira vez que faço esse tipo de teste e graças a Deus estou bem. Mas gostaria de agradecer aos profissionais e a todos os envolvidos”, disse.   

Última atualização: 12 de abril de 2024 12:51.

Pular para o conteúdo