Jovens da Fundação Renascer iniciam novos cursos de Aprendizagem Profissional

Cursos de Mecânica e Serviços Administrativos são desenvolvidos nas unidades Casem, Case I e Case

Em mais uma ação do Programa de Aprendizagem Profissional, a Fundação Renascer iniciou nesta semana novas turmas de cursos para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, para as áreas de Mecânica de Manutenção de Motocicletas e também de Serviços Administrativos. A ação é fruto de parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comercial (Senac).

O curso de Mecânica de Manutenção de Motocicletas é desenvolvido para 14 socioeducandos da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina (Casem). Já o Curso de Aprendizagem Profissional em Serviços Administrativos é promovido para oito adolescentes acolhidos na Comunidade de Atendimento Socioeducativa de Semiliberdade São Francisco de Assis (Case I) e na Comunidade de Atendimento Socioeducativa de Semiliberdade (Case II).

Metodologia dos cursos


Na Casem, o curso de Manutenção de Motocicletas é composto por carga horária de 160h, com aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas acontecem no turno da noite, no auditório da unidade. No espaço também será montada uma oficina com os motores para a realização das aulas práticas para os socioeducandos. O curso finalizará em 16 de janeiro de 2023.

Na CASE I e II, a metodologia de ensino do curso de Aprendizagem Profissional em Serviços Administrativos será dividida em duas modalidades. Primeiro, com aulas teóricas ministradas de forma remota na sala de informática da própria unidade. Na segunda etapa, os adolescentes serão inseridos em estágios presenciais.

Mercado de trabalho


O socioeducando K. F., de 19 anos, compre medida socioeducativa na Casem e está inserido no curso de Mecânica de Manutenção de Motocicletas. “A capacitação está sendo uma grande oportunidade. Estou me dedicando bastante, pois ao retornar ao convívio social irei investir nessa área para trabalhar e ajudar a minha família”, afirmou o jovem.

Segundo o diretor da Casem, Rodrigo Oliveira, a unidade busca ofertar cursos que são de interesse dos jovens. “Esse curso de Mecânica é um pedido dos meninos daqui, pois alguns já trabalharam na área. Como os próprios meninos já mencionaram, esta oportunidade está sendo uma bagagem de experiência e aprendizado. E eu, como diretor, me sinto muito feliz em fazer parte dessa contribuição que junto à Fundação estamos proporcionando para esses adolescentes”, disse o diretor.

Última atualização: 25 de novembro de 2022 12:48.

Pular para o conteúdo