Sete adolescentes acolhidos pelo Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) participaram na manhã de hoje de um tour pela história cultural do Estado de Sergipe. Após apresentação teatral na sede do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), o grupo conheceu o Largo da Gente Sergipana e o Museu da Gente Sergipana. Todas as atividades recomendadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), fazem parte também das ações socioeducativas desenvolvidas pelo Governo de Sergipe, através da Fundação Renascer.
De acordo com o Professor de Teatro Marcos Santana, a apresentação foi baseada na peça do mestre cultural Ariano Suassuna que relata a história do ‘rico e avarento’ que não visita à casa dos familiares. “Essa peça é muito importante pra mim. Desde que entrei no Cenam sempre fiz trabalho voltado a uma temática, e essa foi à primeira peça lúdica, voltada a cultura nordestina. O conteúdo presente na peça é totalmente fora do ambiente deles, não contém violência, só conteúdo voltado ao humor. Os meninos me surpreenderam diante do público. Foi muito divertido, sem falar no aprendizado”, ressalta.
Ao termino da apresentação os adolescentes seguiram para o Largo da Gente Sergipana a fim de conhecer as obras folclóricas expostas no espaço. Diante dos monumentos os garotos puderam apreciar a beleza da arquitetura recém inaugurada pelo Governo do Estado em parceria com o Banese, bem como o Rio Sergipe. O adolescente J.S, de 16 anos, residente do município Monte Alegre, relata que é a primeira vez que conhece os pontos turísticos de Aracaju.
“Estou muito feliz por esta oportunidade. Esse passeio foi muito bom pra mim, como também pra meus colegas. Pela primeira vez que vejo um rio de perto, só tenho a agradecer a todos os colaboradores do sistema socioeducativo e principalmente ao governador Jackson Barreto. Falem o que quiser, mas passei pela Usip e agora no Cenam e diferente do que diziam pra mim, lá eu não sou agredido com socos e chutes. No Cenam estou tendo a oportunidade de conhecer locais que nunca imaginava, e por isso agradeço mesmo ao governador em nome de todos”, afirma o adolescente satisfeito.