Socioeducandos da Fundação Renascer receberão aulas da rede básica de ensino

Ano letivo de 2022 iniciará no dia 21 de fevereiro. Unidade de Internação Provisória (Usip) debateu ações pedagógicas com escola estadual

Os jovens que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Provisória (Usip), da Fundação Renascer, serão matriculados na rede básica de ensino, através da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para debater as ações pedagógicas direcionadas ao ensino e aprendizagem dos socioeducandos, a equipe pedagógica da Usip se reuniu, na última segunda-feira (31), com o núcleo socioeducativo da Escola Estadual Cel. Francisco Souza Porto, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura – SEDUC.

O ano letivo de 2022 iniciará no dia 21 de fevereiro. As aulas serão desenvolvidas na própria Usip, que dispõe de uma sala de aula, denominada “Núcleo da Escola”, com mesas e cadeiras, e uma biblioteca com acervos selecionados pela equipe pedagógica. O coordenador pedagógico da Fundação Renascer, Glivan Rosa, conta que a reunião debateu ainda o balanço sobre o desenvolvimento dos socioeducandos no segundo semestre do ano de 2021. “A escolarização dos jovens foi bastante positiva, bem como a oferta da escola dentro do regime provisório. Isso nos alegra bastante”, disse.

Durante a reunião, foram debatidas pautas relacionadas à educação escolar, como: calendário escolar; educação formal (escolarização); educação não formal (pedagogia social); disciplinas e horários do corpo docente; instrumentos de acompanhamento pedagógico; fluxograma do processo de inserção dos adolescentes em cumprimento de medida de privação de liberdade; internação provisória na escola; e, as devidas documentações.

O diretor da Usip, Daniel Rodrigues, reforça que a educação é o pilar para o desenvolvimento de qualquer ser humano. “É importante pontuar que a educação é primordial na formação e desenvolvimento de qualquer sujeito como caminho para a construção de seu futuro. A educação se faz ainda mais substancial quando se trata de indivíduo em privação de liberdade”, declarou o diretor da unidade.

Última atualização: 3 de fevereiro de 2022 15:40.

Pular para o conteúdo