Em apoio à campanha Outubro Rosa, a Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip) realizou uma palestra educativa na manhã desta segunda-feira (16). O evento ocorreu na quadra poliesportiva da unidade e teve como foco conscientizar as famílias dos adolescentes sobre o câncer de mama e colo do útero.
O câncer de mama é uma das doenças mais prevalentes, representando aproximadamente 25% dos casos novos de câncer em mulheres no Brasil e no mundo. Embora seja raro, também pode afetar homens, totalizando apenas 1% dos casos. Por outro lado, o câncer do colo do útero está associado à infecção por Papilomavírus Humano (HPV).
A coordenadora de saúde da Fundação Renascer, Joira Rollemberg, destacou que fatores como atividade sexual, diversidade de parceiros, tabagismo e má higiene íntima podem aumentar o risco de infecção. “Cuidar da saúde é estar atento aos sinais diários. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. A iniciativa do evento visa não apenas informar, mas também empoderar as famílias e os adolescentes com conhecimento crucial sobre prevenção, sinais de alerta e a importância dos exames regulares”, pontuou.