Palestra teve como objetivo conscientizar adolescentes sobre saúde
A Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculino (CASEM), promoveu na tarde da última segunda-feira, 10, uma palestra sobre a importância de manter o cartão de vacinação atualizado. A ação ocorreu no auditório da unidade sob instrução da Enfermeira, Eleonora Bastos, responsável técnica de saúde da Fundação Renascer, e a Enfermeira convidada, Virgínia Menezes.
A Enfermeira Virgínia Menezes, enfatizou a importância de trazer informações práticas do cotidiano para os adolescentes. “Trazer informações do dia a dia para os adolescentes, tanto para dentro da unidade, quanto para fora, eles vão levar para a vida sobre saúde e cuidados de saúde principalmente”, disse.
O socioeducando F.G., de 17 anos, ressaltou a importância de ter palestras sobre saúde na unidade. “Palestras como essas são importantes porque, antes de saber a importância de tomar as vacinas, nós não queríamos tomar, e agora sabemos para que servem, eu tomo tranquilo”.
Para a responsável técnica de saúde da Fundação Renascer, Eleonora Bastos, essas atividades de saúde e educação que a Fundação desenvolve em todas as unidades socioeducativas trazem um lado positivo, que é a orientação a esses adolescentes para quando retornarem ao convívio familiar e à sua comunidade. “Eles compreendem o direito que têm e buscam os serviços de saúde disponíveis como um direito para a sua saúde, para que lá eles deem continuidade aos cuidados, às vacinações, aos tratamentos odontológicos e a toda essa parte de saúde que a rede SUS oferece”, enfatizou.