Projetos

Projetos da Fundação

EGRESSOS/ PROGRESSOS: O Projeto Egressos/Progresso tem como objeto geral tender ao adolescente/jovem egresso das medidas socioeducativas, na faixa etária entre 12 e 24 anos, no processo de integração social, fornecendo-lhe orientação e subsídios para a suasobrevivência e o exercício da cidadania, evitando a reincidência e possibilitando-lhes novas oportunidades de crescimento. Após a liberação das medidas socioeducativas de internação e semiliberdade, os adolescentes/jovens são encaminhados para o Programa de egressos. E os que residem em Aracaju e na Grande Aracaju (Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros), caso atendam aos requisitos do Programa, são matriculados em turmas de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos na ocupação de Assistente Administrativo Aprendiz. Os adolescentes/jovens recebem bolsas de 50% do salário mínimo vigente, anotação em carteira profissional e os encargos previstos em Lei especial 10.097/2000 enquanto estão em formação e no período da prática profissional. O recurso para o pagamento das bolsas é oriundo da Fundação Renascer. O programa formou parceria com entidades para que os Adolescentes/jovens possam desenvolver a prática profissional. Como na Defensoria Pública, Junta Comercial do Estado de Sergipe, Ministério Público, Procuradoria Geral do Estado de Sergipe, Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho e Secretaria de Estado da Administração (englobando os CEA’s – Centro de Atendimento ao Cidadão). No caso dos adolescentes/jovens oriundos de outros municípios do nosso Estado firmamos parcerias entre a Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social e do Trabalho e as Prefeituras dos demais Municípios a fim de atendê-los após a desinstitucionalização dasmedidas socioeducativas que residam nestes. Os contatos são realizados através de visita institucionais, no sentido de firmar acordo diretamente com a Secretária Municipal de Assistência Social, o qual é formalizado através do envio de Ofícios.

CASEM – Capoeira e orquestra de berimbau e Teatro

USIP – Capoeira e Meditação

CASE I – Meditação e Percussão

CASE II – Teatro e Percussão

UNIFEM – Percussão , capoeira e expressão corporal

Jovem Aprendiz

O Projeto Jovem Aprendiz iniciou em outubro de 2020 e é desenvolvido para adolescentes que cumprem medidas em meio fechado/ semiliberdade e Internação, em unidades socioeducativas da Fundação Renascer. O projeto tem parceria firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Ministério Público de Sergipe (MPE/SE), Ministério Público do Trabalho (MPT), empresas Novo Conceito N/C Vigilância, Franca Vigilância e a Fundação Renascer.

O curso é atribuído as áreas de Auxiliar Administrativo, Recursos Humanos, Técnica em Recepção e Escritório, seguindo uma carga horária de 8h de aulas teóricas, 12h de prática profissional, totalizando 20h semanais, no período de 11 meses. Os últimos três meses são apenas a prática profissional, tendo como 1.280 horas ao término do curso. No momento cerca de 118 adolescentes estão desenvolvendo os estágios no mercado de trabalho por meio de contratos com carteira assinada.

Última atualização: 5 de maio de 2023 07:59.

Pular para o conteúdo