O evento ocorreu nos dias 02 e 03 de abril, em Recife
A Fundação Renascer participou, nos dias 2 e 3 de abril, do Seminário Regional sobre a Atualização do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo, realizado na cidade de Recife. O evento reuniu gestores do sistema socioeducativo dos estados do Nordeste, representantes do Sistema de Justiça, Conselhos de Direitos e organizações da sociedade civil. O evento teve como foco central o fortalecimento do protagonismo de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
Representando a Fundação Renascer, dois socioeducandos participaram das atividades, um que está em cumprimento de medida de internação e outro em semiliberdade. Durante sua fala, um dos jovens compartilhou suas opiniões e sugestões sobre temas como educação, profissionalização, cultura e participação cidadã.
“Somos protagonistas de direito, e a educação é o pilar de tudo isso. Lá fora, eu não tinha oportunidade. Foi preciso entrar no sistema socioeducativo para que a sociedade reconhecesse que todos somos iguais perante a lei”, enfatizou o jovem.
O diretor de Atendimento Socioeducativo da Fundação Renascer, Cleber Pinto, que também esteve presente no evento, destacou que a instituição, em parceria com o Governo do Estado de Sergipe, vem desenvolvendo diversos projetos para oferecer oportunidades aos jovens que estão sob os cuidados da Fundação.
“O adolescente precisa ser ouvido, participar das decisões e se reconhecer como parte ativa do seu processo de transformação. Vale ressaltar que todas as contribuições apresentadas durante o seminário serão sistematizadas e encaminhadas como subsídio para a atualização do Plano Decenal”, afirmou o diretor.
