Evento reforçou a importância do cuidado e da prevenção entre servidores do sistema socioeducativo
Nesta quinta-feira, 13, o Centro de Atendimento Socioeducativo Masculino (Casem), unidade administrada pela Fundação Renascer, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Nossa Senhora do Socorro promoveu uma ação alusiva ao Novembro Azul . O encontro reuniu agentes de segurança, socioeducadores, profissionais administrativos, professores e psicólogos para um momento de conscientização e cuidado com a saúde do homem.
Durante a atividade, os servidores tiveram acesso a vacinação para atualização da caderneta, incluindo doses contra gripe e covid-19, além de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B. Também houve distribuição de preservativos e uma palestra educativa sobre a prevenção ao câncer de próstata e a importância do autocuidado masculino.
O médico Maxwell Nascimento, responsável pela palestra, destacou a necessidade de fortalecer o diálogo sobre saúde entre os homens. “Falamos sobre prevenção, exames de rastreio e sintomas associados ao câncer de próstata. Nosso objetivo foi sensibilizar os servidores para a importância de cuidarem de si mesmos. Sabemos que, muitas vezes, os homens têm dificuldade em buscar atendimento, por isso unimos educação e serviços de saúde para facilitar esse acesso”, explicou.
A assistente social Joira Lacerda, da coordenação de saúde da Fundação Renascer, reforçou que a parceria com a Secretaria Municipal da Saúde tem sido fundamental para promover o bem-estar dos trabalhadores. “Essa é uma atividade que realizamos em conjunto desde o início do ano, sempre voltada aos funcionários. Como o mês de novembro traz esse foco especial para o homem, convidamos a Secretaria de Saúde de Socorro, nossa parceira constante, para dialogar sobre prevenção e autocuidado. Nosso propósito é garantir qualidade de vida e um ambiente de trabalho mais saudável para todos”, afirmou.
Para os participantes, o momento foi de aprendizado e mudança de hábitos. O professor Luiz Antônio Pinto destacou o impacto da ação. “Foi uma experiência maravilhosa. Infelizmente, nós homens ainda tratamos a saúde como tabu. O médico falou de forma didática e paciente sobre um tema tão íntimo, como o exame de toque. Saio daqui decidido a procurar meu urologista”, relatou.
Já o assistente administrativo Luiz Santos, que aproveitou para realizar testes rápidos, aprovou a iniciativa. “A palestra foi excelente. Aprendi muita coisa que já tinha esquecido. Faço o teste rápido sempre que posso. É importante saber como está a saúde. Quem tem 50 anos, como eu, precisa se cuidar”, afirmou.




