Adolescentes da Casem, Caseip e Casef participam da 3ª edição do Caminhos Literários

O evento, promovido pelo CNJ, ocorreu nos dias 11 e 12 de julho

Adolescentes da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculino (Casem), da Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Internação Provisória Masculina (Caseip) e da Comunidade de Atendimento Socioeducativa Feminina (Casef) participaram da 3ª edição do ‘Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo Direito à Cultura’, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Este ano, o evento foi realizado nos dias 11 e 12 de julho, no formato virtual. No dia 11, foi lançada a Diretriz Nacional de Fomento à Cultura na Socioeducação, documento construído a partir dos resultados obtidos no Censo Nacional de Práticas de Leitura no Socioeducativo e na 1ª Conferência Livre de Cultura no Socioeducativo. O evento também marcou o lançamento de sete documentos internacionais sobre os direitos das crianças e o sistema juvenil.

Na tarde desta sexta, 12, os adolescentes da Casem e Casef participaram de uma atividade autogestionada externa, com uma oficina de rima, ministrada pelos membros do Coletivo da Santa Cena, MCs Mari e Lampião da Rima, que compartilharam suas experiências e ensinaram sobre a história do movimento Hip Hop. Já os adolescentes da Caseip visitaram o Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, também como atividade autogestionada externa.  

Para os MCs Mari e Lampião, responsáveis pela apresentação, trazer a cultura Hip Hop para dentro desses espaços é de suma importância. “É uma forma para que os adolescentes consigam imaginar possibilidades de mudar a sua própria realidade através da arte”, enfatizou Mari. 

Segundo o diretor da unidade, Rodrigo Oliveira, essa atividade é crucial pois reflete a vida dos jovens nas comunidades. “As atividades focadas no Hip Hop ajudam os jovens a desenvolver sua musicalidade e compartilhar suas experiências diárias”, detalhou o diretor da Casem.

Última atualização: 15 de julho de 2024 10:00.

Acessar o conteúdo