Fundação Renascer promove encontro de conscientização e combate à violência contra a mulher

Atividade teve como foco homenagear os 19 anos da Lei Maria da Penha

Em alusão ao Agosto Lilás, mês de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Fundação Renascer em parceria com a coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), promoveram um encontro para os funcionário da Fundação Renascer na manha desta terça-feira, 12. A palestra foi coordenada pela juíza Juliana Martins e teve como foco homenagear os 19 anos da Lei Maria da Penha.

O Agosto Lilás é uma campanha estabelecida pelo governo federal, transformando o mês de agosto em um período dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A escolha deste mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, uma referência fundamental no enfrentamento da violência doméstica no Brasil.

A campanha visa sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas.

“Todos precisam se unir, apesar que aqui em Sergipe estamos conseguindo diminuir o número de feminicídios, porém as demandas aumentam porque as mulheres estão sentindo mais seguras para denunciar. E isso se deve a essa visibilidade, a esse trabalho conjunto de diversos órgãos”, pontuou a coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Juliana Martins.

A assistente social da Fundação Renascer, Lylyan Gleyze, também destacou a importância do evento. “Aprendemos mais sobre o significado do Agosto Lilás, refletimos sobre a importância do combate à violência e tivemos a oportunidade de compartilhar experiências. Essa troca de informações e reflexões contribuiu para o nosso aperfeiçoamento pessoal e profissional, fortalecendo ainda mais o nosso trabalho junto aos adolescentes”, afirmou.

Última atualização: 12 de agosto de 2025 13:00.

Acessar o conteúdo