Projeto “A Hora do Trabalhador” promove saúde mental para funcionários da Fundação Renascer

Dinâmicas em grupo, oficinas de meditação e atendimentos psicológicos individualizados para servidores fazem parte das ações

Visando promover a saúde mental no ambiente de trabalho, a Fundação Renascer concluiu nesta semana o projeto “Hora do Trabalhador” em duas unidades socioeducativas. Desenvolvido através do Núcleo Estadual da Escola do Sinase (NEES/Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), o projeto teve duração de três meses e contemplou a Unidade de Internação Feminina (UNIFEM) e a Unidade de Semiliberdade Comunidade São Francisco de Assis (CASE I). O projeto também será levado às demais unidades socioeducativas, com dinâmicas em grupo, oficinas de meditação e atendimentos psicológicos individualizados para servidores da Renascer.

A próxima unidade contemplada será a Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculino (CASEM), com previsão de início das atividades na próxima quarta-feira, 13 de outubro. O projeto é instruído pela psicóloga do Sinase, Maria do Carmo Rocha Vital, em parceria com o agente de Segurança e oficineiro de atividades pedagógicas, Fabio Wesley Santos. A ação se destina a todos/as os servidores/as e funcionários/as da Fundação Renascer que estão diretamente e indiretamente ligados à execução das medidas socioeducativas em meio fechado e semiaberto.

Segundo a psicóloga Maria do Carmo, o projeto tem o compromisso de fortalecer a autoestima dos/as trabalhadores/as da socioeducação. “Esta ação é relevante por identificar fatores estressores e minimizar conflitos diários, intensificar os aspectos positivos evidenciados no decorrer das ações, além de intervir sobre aspectos ligados ao bem estar em situação de trabalho. O projeto visa desenvolver o sentimento de segurança, pertencimento, auto realização, dignidade, condições físicas e saudáveis em um ambiente que atenda a suas necessidades biopsicossociais”, afirmou.

A coordenadora do núcleo estadual da Escola do Sinase, Vanessa Horácio, ressalta a importância do projeto para os funcionários. “É importante que estejamos bem, levando em consideração a saúde mental na rotina de trabalho. Essa ação está sendo de grande valia para todos que fazem parte da socioeducação. As ações voltadas para a saúde do trabalhador contribuem para a garantia de um ambiente de trabalho saudável que não gera adoecimento”, disse.

Com foco na “Psicoterapia breve”, os atendimentos psicológicos individuais para servidores da Fundação Renascer podem ser agendados através do Núcleo Estadual da Escola do Sinase (NEES), por meio do contato: (79) 9 9191-1980.

Última atualização: 8 de outubro de 2021 18:23.

Pular para o conteúdo