Membros do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad) entraram em contato essa semana com a direção da Fundação Renascer com o propósito de parabenizar oficialmente o Governo do Estado de Sergipe pela construção, já em fase de acabamento, da nova unidade socioeducativa. Modelo intercontinental devido ao respeito unilateral junto às normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), a edificação é erguida no Marcos Freire I, município de Nossa Senhora do Socorro.
Há 15 dias o governador Jackson Barreto de Lima, o secretário Zezinho Sobral e o presidente da Fundação, Wellington Mangueira, visitaram o local, acompanhados pelo vice-prefeito de Socorro, Betinho, o secretário da Comunicação, Sales Neto, equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop). A unidade ocupa uma área total de 21.000 m², dos quais 7.000 m² serão de área construída, encontra-se hoje com 80% do serviço concluído, e está previsto para ser entregue no próximo mês de junho. Com um investimento de R$ 15.936.303,57, o local é adequado para recepcionar até 84 adolescentes.
Na avaliação apresentada por Alex Santana, membro do Fonacriad, é preciso que outras unidades com modelo internacional sejam implantadas no país. “É um grande avanço a construção de uma nova unidade em Sergipe, buscando proporcionar um ambiente adequado para o cumprimento da medida socioeducativa. Avançar no processo de qualificação dos equipamentos para execução das medidas socioeducativas e dar um lugar de importância para este serviço, pensando nos profissionais e adolescentes que fazem uso desses espaços, assim como para a comunidade. Sergipe avança em um cenário nacional rumo à qualificação e humanização do espaço de privação de liberdade”, avaliou.
O espaço projetado buscou a criação de ambientes seguros para permitir o cumprimento da medida de forma tranquila, com proteção tanto ao adolescente, quanto para os funcionários e para a comunidade do entorno. De acordo com o presidente da Fundação Renascer, Wellington Dantas Mangueira Marques, o Estado de Sergipe vem trabalhando na construção desta nova unidade desde a gestão do ex-governador Marcelo Déda Chagas. “Tenho a felicidade em, juntamente com os companheiros trabalhadores da Renascer, também participar desse processo belíssimo que qualifica a nossa socioeducação. O reconhecimento do Fonacriad só nos garante que seguimos no caminho do progresso coletivo”, avaliou.
Paralelo ao trabalho inicial do ex-governador, ele não deixa de ressaltar a importância dos atuais gestores públicos, bem como o Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), e Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE), para o andamento da obra. “Jackson com todo o seu espírito humanista não arredou o pé, mostrou interesse em garantir a continuidade operacional e felizmente estamos prestes a concluir essa etapa. Essa nova unidade será modelo dentro e fora de Sergipe, e não podemos deixar de enaltecer o apoio de cada promotor de justiça, juiz, defensor público, conselheiro da Corte de Contas e dos inúmeros servidores públicos estaduais”, agradeceu Wellington.